Na véspera do aniversário de 116 anos do fundador da FUSVE, o Youtube da Univassouras lança um novo programa. Em entrevistas exclusivas, dois personagens muitos ligados ao aniversariante, a viúva Maria José Pires Sombra de Albuquerque e o ex-prefeito Pedro Ivo da Costa, tratam da história do cearense que, a partir da fundação da FUSVE, ousou mudar a história de Vassouras.
Os entrevistados foram escolhidos pela proximidade com Severino Sombra de Albuquerque. Maria José foi a companheira dos últimos anos de vida do general e atuou por décadas na Fundação, onde ingressou em 1969. Trabalhou na Faculdade de Medicina ainda no Palacete do Barão de Massambará, ajudou a implantar o setor de compras do então Hospital Escola Jarbas Passarinho, onde também atuou como enfermeira. Estava ao lado de Sombra em um de seus momentos mais icônicos, quando as Faculdades Integradas Severino Sombra ganharam a titulação de Universidade, em 1997.
Pedro Ivo da Costa era vereador quando conheceu Severino Sombra, em um evento do Rotary entre os anos de 1967 e 68. Foi seu primeiro contato com o sonho do militar em fazer de Vassouras uma cidade universitária. Setores de Vassouras resolveram apoiar a luta de Sombra. Outros se posicionaram contra a iniciativa. Entre os dois grupos, os incrédulos. Eleito prefeito em 1976, Pedro Ivo foi o primeiro chefe do executivo a manter uma relação de parceria com a Fundação, então mantenedora da Faculdade de Medicina e do Hospital Escola Jarbas Passarinho. Convidado por Sombra, foi conselheiro da FUSVE por vários anos.
Projeto da Gerência de Marketing e Comunicação, o primeiro episódio de Memória Fusve estará no ar ainda nesta quarta-feira, dia 7, no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=u2jyL8xGcaA .
Data Protection Officer (DPO)
Encarregada de Dados:
Bruna de Mattos Ferreira
E-mail: [email protected]
Av. Expedicionário Osvaldo de Almeida Ramos, 280 - Centro, Vassouras - RJ, 27700-000
© 2022 Fundação Educacional Severino Sombra. Todos os direitos reservados.